terça-feira, 13 de maio de 2008

Calculadora de Status

Pra quem não quer errar na hora de distribuir os status, ou pra quem simplismente quer ficar brincando, ai está uma calculadora de status show do jogo perfect world

http://www.ampota.com/pw/statcalc/

Demora carregar um pouquinho, mas vale a pena

Builds - Elfo Sacerdote - (Elf Priest - EP)

Builds de EP

Yu ling (Sacerdote – EP)

Builds

Full Support (Nuker) Yu ling
INT – Max
DEX – 5 pts
STR – Suficiente para armaduras mágicas.
Com – 5 pts

Prós:
Build com maior dano, consequentemente maior poder de cura, sendo assim considerada Full support.

Cons:
Extremamente frágil, pode facilmenteser morto em 1 ataque.


Tanker Yu Ling
INT – Em torno de 150 ~ 200.
DEX – 5 pts
STR – Suficiente para armadura mágica.
CON – Max

Prós:
Com seus buffs você vai tankar quase tanto um werebeast senão mais.

Cons:
Não poderá usar as melhores armas, logo seu dano não chegará nem perto de um sacer normal.


CriticalYu Ling
INT – Max
DEX – + ou – 110.
STR – + ou – 110 (light armor).
CON – 5 pts

Prós:
Com sorte este é o tipo de sacer que causa mais dano em pvp.

Cons:
Extremamente frágil também, além de depender muito da sorte.


Hybrid Yu Ling
INT – + ou – 300.
DEX – 5 pts
STR – Suficiente para armadura mágica.
CON – O resto.

Prós:
Você terá um dano quase tão alto quanto o do FS, e vai tankar quase tanto o tanker.

Cons:
Você não causará tanto dano quanto o do FS, e nem vai tankar tanto quanto o tanker.



Skills

Em breve

Builds - Elfo Arqueiro - (Elf Archer - EA)

Como seu nome implica, os Arqueiros são especializados no uso de arcos e flechas. Por seu alto domínio mágico, são capazes de imbuir suas flechas com energia mística e causar estragos como nenhuma outra classe. Sua maior fraqueza é o combate a curta distância.

Builds de EA

Estou vendo que tem muita gente com duvida de como montar as build deseus char por isso estou postado um tutorial de build de todas asclasses do PW!!!

Obs:
Antes de mais nada você precisa saber algumas coisas:
1 - Que são build pré-prontas, você que da o toque final nelas.
2 - Não foi o que fiz e testei as builds.
3 - Para ter noção dos status é precisa saber disso.


Legendas:
F.atk – Ataque físico.
F.def – Defesa física.
M.atk – Ataque mágico.
M.def – Defesa mágica.
S.atk – Velocidade de ataque.
DD – MG (Mago)
DPS – Dano por segundo.
PVP – Player versus Player (Jogador contra Jogador).
AoE – Area of Effect (Área de Efeito - Significa que você e o seu grupo asseguram um local, e vocês matam mobs (Monstros ou Bichos "o que você achar melhor"), tanto quanto possível, ao redor da área específicada).
Grindar – Ficar matando mobs atrás de Gold (acho que não presciso explicar o que é GOLD né) e Drop (Itens que caem de mobs).
Rage – Histamina (seria aquela barrinha amarela que fica em baixo da Roxa - a do XP).
Hit – É sequencia de ataque.
Cast ou Casting – Tempo de invocação.
Hit & Run - Ataque e saia Correndo.
Pros: Vantagens.
Cons: Desvantagens.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Yu Mang (Arqueiros – EA)

Só há 1 Build para EA.

Se você colocar:

1 em vitalidade = Max HP + 13.
5 em força = + 1 na defesa.
6 em força = + 4 na defesa.
1 em destreza(DEX) = chance de acerto + 8, esquiva + 6 e também aumenta a S.atk.
1 em inteligência= Max MP + 10


Builds

FULL DEX
A ordem de upar os statusé: destreza, vitalidade, força e inteligência. Mas coloque pelo menos 1 pontoem força em cada lvl para ter equipes melhores e a cada 5 níveis 2 em inteligência para ter MP. Se você preferir vai juntando os pontos ate achar necessário investir (isso para ter pontos quando comprar equips).


Prós:
Você terá um ataque poderosíssimo, acertara todos os golpes e desviara bastante do ataque dos monstros e de outros chars no PVP (aparecera MISS quando você desviar do ataque do inimigo).

Cons:
Só ira faltar HP, mas sua taxa deesquiva vai compensar (depois que a destreza estiver completa coloca bastante em vitalidade e força).

Builds Magos

Fa Shih [Mago – MG]

Depois colocarei a imagem em cada skill

Entenda as Skills para você saber qual tipo de MG você quer ser:


FOGO

- Blazing Hierogram: É sua skill inicial e não valea pena upar após o LV 2.

- Intensive Pyro Armor: Essa armadura aparentemente é a melhor no começo. Mas eu acho que talvez a armadura de Terra seja melhor nolvl 10. Não é como se 10 de HP por segundo fosse salvar sua vida.

- Holy Flaming Torch: Dá dano por tempo. No fim das contas não dá muito mais dano do que as outras skills que dão dano na hora. Tem a vantagem de ter cast rápido, pode ser útil um dia, mas não gaste muito nela.

- Divine Pyro-Hierogram: Quando você a pega será a skills que mais dá dano. Mas depois você terá skills melhores e ela tem um Chanting longo demais, não dá pra usar ela no Hit & Run como outros skills de cast mais curto.

- Roasting Fire Array: Dá muito dano para nível dela e esse dano acontece a cada 3 segundos até você desligar a skill e numa área bem grande também. Acredito que seja uma das melhores skills pra se usar num grupo onde você só fica parado enquanto os tankers puxam a mob para perto.

- Phoenix's Fire Wings: Skill muito boa. Bom dano, Chanting baixíssimo e joga os inimigos pra BEM longe. Afeta tudo numa linha reta.

- Sacrificial Firestorm: Essa skill é o cão chupando manga e dependendo da sua build pode ser a skill que mais dá dano, mais ainda que suas últimas skills. Ela funciona como o Charged Blast do Arqueiro, quanto mais você carrega ela mais dano ela dá, só que o segredo dela não está nisso. O segredo da skill está no fato de que ela consome até 60% do seu HP e transforma-o em dano. Digamos que você tenha 5000 de HP e tenha essa skill no lvl 10, ela consumirá 3000 de HP seu e para cada ponto de HP consumido ela dará 4 vezes o dano, mais 4000 de dano que é um dano adicional da skill. Você tem 16000 de dano final, pouca coisa não é? Ah, sim, 16000 de dano numa área de 12 metros em volta de você.

- Edge Tempest: Essa é a última skill de Fogo, das três últimas skills é a que dá menos dano mas tem um vantagem: Metade do dano dela é de propriedade Fogo e metade é dano físico. Não sei o quanto isso pode ajudar, mas contra classes de defesa física baixa como outros Magos, Sacerdotes e Feiticeiras o efeito pode ser devastador.

ÁGUA

- Spring Gush: A sua melhor amiga pra solar. Tem um Chanting Time muito pequeno e quase sempre reduz a velocidade do alvo em 40%, o que facilita muito o esqueminha Hit & Run que todo Mago gosta. Problema é que tem dano meio baixo mesmo se você colocar ela no lvl 10.

- Frost Armor: Acredito que é a armor mais vagabunda, a única utilidade dela é proteger contra ataques de Água por que regeneração de Mana o Mago já tem de sobra.

- Hailstorm: Sua primeira skill de área. Não dá muito dano, mas pode ser útil, pois tem chance de Paralisar tudo que atinge.

- Cold Dew: Magia de Cura de Mage. Não vejo motivo pra não maximizar.


Moistcuring: Aumenta sua capacidade de armazenamento de Mana. Coloque pontos se acharem necessário.

- Frost Enchanted Blade: Aumenta o ataque físico do alvo em 30% no lvl 10. Deve ser interessante pra ajudar o grupo.

- Blizzard Blast: Causa um dano alto e reduz a velocidade do alvo em 80%, isso é praticamente pregá-lo no chão. Tem um Chanting Time meio alto, mas acho que vale a pena.

- Essence of Wisdom Sutra: Essa skill só tem um nível e pelo que ela faz acho que vale a pena.

- Cryonite Dragon: A última skill de Água e das três últimas skills, a que causa mais dano. Reduz a velocidade do inimigo em 60%.

TERRA

- Rock Fall: A skill inicial que dá mais dano, mas que tem o maior Chanting Time. Apesar de tudo acho que vale a pena maximizar, principalmente se você for Evil, pois ela terá 20% de chance de dar Stun por 5 segundos.

- Stone Barrier: No começo do jogo acho que não é muito boa, mas acredito que os 100% de aumento na sua Defesa física seja uma ajuda muito boa quanto você a tiver no lvl 10.

- Sand Vortex: É uma skill bem interessante. Tem Chanting baixo e um dano médio, mas a redução da velocidade do inimigo e achance de paralisar sempre que ela causa dano faz a skill valer a pena.

- Distance Shrink: O clássico Teleporte. Acredito que vale a pena maximizar.

- Arenous Wave: Dá um dano razoavelmente alto e a redução na precisão do alvo não é de se jogar fora, mas tem um Chating Time meio alto. Não sei até que ponto vale maximizar.

- Blasting Point: Interompe a ação do alvo e o impede de atacar ou usar skills durante alguns segundos. Uma skill muito poderosa na mão de quem sabe o que faz.

- Mountain Press: A skill que faz o Mage ser tão temido. Dano altíssimo, não tão alto quanto a Cryonite Dragon, mas ainda assim alto, e ainda tem 86% de chance de dar Stun no nível 1, no nível 10 são 95% de chance de Stun com duração de 6 segundos tudo isso numa área de 12 Metros. Se você tinha dúvida qual das três últimas skills você vai maximizar agora você não tem mais.

Tem também as 3 skills de Element Mastery que você upa conforme você achar melhor.



Builds

Mage Full INT
STR – apenas o suficiente para as armas e armaduras.
INT – Resto.

Prós:
Ótimos danos mágicos.
MP muito alto.

Cons:
Pouco HP.
Pouca evasão.
Pouca defesa.


Mage Critical
INT – 4 pts
DEX – 1 pt
STR – apenas o suficiente para as armas e armaduras.

Prós:
Alta taxa de critico em danos mágicos.
Boa evasão.

Cons:
Pouco HP.
Menos dano mágico que uma build FULL INT.


Mage HP
INT – 4 pts
COM – 1pt
STR – apenas o suficiente para as armas e armaduras.

Prós:
Mais HP que as outras builds.
Boa defesa.

Cons:
Menos dano mágico que as outras classes.
Pouca evasão.

Builds Guerreiro - (Warrior - WR)

Guerreiro - (Warrior - WR)

O Guerreiro é a principal classe de combate em Perfect World. Valendo-se da versatilidade humana, eles são especialistas em quase todos os tipos de armas existentes. Seja usando espadas de duas mãos de dano pesado, seja usando adagas ágeis e mortais, o Guerreiro poderá se tornar um espadachim indestrutível ou um guardião furioso.

Obs:
Antes de mais nada você precisa saber algumas coisas:
1 - Que são build pré-prontas,você que da o toque final nelas.
2 - Não foi o que fiz e testei as builds.
3 - Para ter noção dos status é precisa saber disso.

Legendas:
F.atk – Ataque físico.
F.def – Defesa física.
M.atk – Ataque mágico.
M.def – Defesa mágica.
S.atk – Velocidade de ataque.
DD – MG (Mago)
DPS – Dano por segundo.
PVP – Player versus Player (Jogador contra Jogador).
AoE – Area of Effect (Área de Efeito - Significa que você e o seu grupo asseguram um local, e vocês matam mobs (Monstros ou Bichos "o que você achar melhor"), tanto quanto possível, ao redor da área específicada).
Grindar – Ficar matando mobs atrás de Gold (acho que não presciso explicar o que é GOLD né) e Drop (Itens que caem de mobs).
Rage – Histamina (seria aquela barrinha amarela que fica em baixo da Roxa - a do XP).
Hit – É sequencia de ataque.
Cast ou Casting – Tempo de invocação.
Hit & Run - Ataque e saia Correndo.
Pros: Vantagens.
Cons: Desvantagens.


Wuxia (Guerreiros - WR)

Comentário:
O Guerreiro é uma classe versátil, quetem muitas opções de build e muitas variações. Mas nunca será um tanker tão bom quanto um Beast, ou um damage dealer igual a um arqueiro ou mago. Então porque escolher guerreiro? Por ser uma classe variada, é divertida de se jogar e fazer builds, mas sempre se lembre que todo santo noob adora clica OK em tudo e a primeira classe a ser escolhida é a WR, por isso levam a fama de "noob class" (apesar de ser uma das classes mais difíceis de upar no middle e end game).

2- Qual arma escolher?

Alguns consideram essa pergunta boba, outros não tão nem aí. Mas as classes dos Wuxias dependem EXCLUSIVAMENTE da arma que utilizam. Primeiro, escolha uma arma de seu gosto e que você se identifique (somente não escolha arma de magos).

Segundo, veja a ultima arma que você pode usar pela arma escolhida por você.
E para acabar, veja a DEX e STR que a ultima arma pede.
Pronto, não foi tão difícil escolher a arma. Ta eu sei quenão era essa resposta que você estava procurando, mas para falar da arma tenho que falar da build, e isso irei falar no numero 4.

3- Qual armor escolher?

Como todos sabem, existe 3 tipos de armor: Heavy, Light e Magic. A armor principal do Wuxia é a Heavy. Mas algumas builds preferem usar Light, ou porque são de DEX (como a build Hand-to-Hand), ou porque usam bastante DEX como as builds de Swords.
Mas tem gente que acha que Light é melhor para Wuxia, pois dá mais MDEF. Eu sou contra isso, porque a falha É em MDEF, e por isso tem uma skill para tentar concertar ela, e usando Light a sua F.def fica baixa,fazendo outro ponto fraco. Então se perguntem o que um Wuxia deve usar é Heavy, com Acessórios (Anéis, Colares...) misturados de M.def e de F.def.

4 - Qual build seguir?

Ééeeee, finalmente! Nesta parte do guia, irei falar sobreas várias builds que um Guerreiro pode usar. Mas eu sou contra as pessoas que copiam a sua build de um fórum, por que parte do jogo é a sua build. Sem mais demoras, vamos ao trabalho:

Todas as skills das builds são as principais para cada uma. Depois de pegar elas no lvl que desejar, focalize em pegar skills menores, mas que são úteis. Ou pegar skills básicas que podem te ajudar. Como diz a propaganda "Tanto faz! É você que determina, vai de álcool ou gasolina!".


4.I - Espadas.

A arma (talvez) mais utilizada por Wuxias. Utiliza + DEX do que Lanças e Machados, perdendo somente para as Garras. Tem o segundo melhor S.atk e o terceiro melhor dano. Um DPS bom, e as skills de espadas são bem variadas entre AoE e PvP.

Prós:
Alto S.atk
Como pede alta DEX, tem uma boa esquiva
DPS bom.
É muito bom em PVP e em guerra.


Cons:
Do que adianta ter 1500 de esquiva no lvl 90+ se seus buffs são para DEF?
Um saco de upar sozinho, e continua chato upando com grupo, se você conseguir é claro.
Seu HP vai ser horrível comparado a beast.
Prepare as poções.

Exemplo de Build - (Hybrid Dual Blade Wuxia)
STR: 2 pts / DEX: 2 pts / COS: 1 pt.

Armadura: Armadura Pesada.
Acessórios: Misturados de M.def e F.def.
Arma: Dual Blade.


Skill:
Tiger
Strike
Crafty Force
Wind Overriding
Muscle
Changing
Sutra
Vajra
Sutra
Solid Metal Cover
Magic
Changing
Sutra
Omnisweep
Cloud-riding
Steps
Water-walking
Steps
Lion Roar
Todas as skills de Espadas



4.II - Lanças

Utiliza muita STR perdendo somente para Machados, tem o segundo maior ataque e tem o maior Range de todas as armas melee (perto). Utiliza pouca DEX. Tem ótimas skills de AoE, mas pesa nas skills de pvp. Um DPS também razoável.

Prós:
O range da lança o salva.
Ótimo ataque.
Bom DPS.
Skills muito boas para Guerra.
Pouca DEX, liberando espaço para mais COS.
Será bem procurado em Guerras.


Cons:
Não tão bom em pvp.
Vai requerer um bom micro para usar as skills corretamente.
Seu S.atk será fraco.
Continua difícil de upar.

Exemplo de Build - (Full Long Blade Wuxia)
STR: 3 pts ou 2 pts / COS: 2 pts / DEX:1 pt ou 0 pt.

Armadura: Armadura Pesada
Acessórios: Misturados de M.def e de F.def.
Arma: Long Blade.


Skills:
Tiger
Strike
Crafty Force
Wind Overriding
Muscle
Changing
Sutra
Vajra
Sutra
Solid Metal Cover
Magic
Changing
Sutra
Omnisweep
Lion Roar
Todas as skills de Lanças.

4.III – Machados/Maças.

Melhor ataque de todas as armas. DPS fraco, S.atk fraco, alcance ótimo, utiliza quase nenhuma DEX, e muita STR. Suas skills são quase todas de AoE.

Prós:
Melhor atk.
Melhor HP.
Muitas skills de AoE.
Será o mais fácil para Grindar.

Contras:
“Quer usar machado? Seja beast”.
Você quase sempre irá competir com os beasts.
S.atk fraco.
Não tão bom no pvp.

Exemplo de build - (Full 2 Maces Wuxia)
STR: 4 pts ou 3pts / COS: 2 pts ou 1 pt/ DEX: Somente quando precisar para armadura e arma.

Armadura: Armadura Pesada
Acessórios: Misturados de M.def e de F.def.
Arma: Dual Mace.


Skills:
Tiger Strike
Crafty Force
Wind Overriding
Muscle Changing Sutra
Vajra Sutra
Magic Changing Sutra
Lion Roar
Dragon Apperance
Solid Metal Cover
Todas as skills de Hammer/Mace

4.IV – Garras/Luvas

O maior S.atk de todos, mas ao custo do ATK mais baixo de todos. Graças ao ótimo S.atk, o seu rage ira subir muito rápido. Poucas skills de AoE alem das básicas. DEX muito alta e STR media, pouco HP.


Prós:
Uma das melhores classes de PvP.
Ótima recuperação de rage.
Boa esquiva.
Bom Hit.

Cons:
HP ridículo. Literalmente.
Muito poucas skills de AoE
Ataque baixo
Vai sofrer se não tiver buffs de EP e EA
Já falei HP ridículo?

Exemplo de build - (Hand-to-Hand PvP Wuxia)
DEX: 4 pts ou 3 pts / STR: 2 pts ou 1pt (Bote STR para armadura leve e para arma)

Armadura: Armadura leve.
Acessórios: Tudo de F.def.
Arma: Claw (Garra).


Skills:
Tiger Strike
Crafty Force
Wind Overriding
Muscle Changing Sutra
Vajra Sutra
Cloud-riding Steps (lvl 10 muito importante)
Water-walking Steps (skill importante)
Se tiver muito chato de upar, recomendo pegar skills de AoEe parar de upar skills com Sky-splitting Palm e Shadowless Kick.
Todas as skills de Garras/Luvas.

Builds Feiticeiras - (WereFox - WF)

Feiticeiras - (WereFox - WF)

As mulheres Selvagens não devem em nada aos Bárbaros no requesito ferocidade. Por outro lado, por seu maior apego à natureza, elas se especializaram nas misteriosas artes do veneno e da invocação. São capazes de usar o poder da terra para apodrecer e adoecer o alvo, além de usar os animais da natureza contra seus oponentes. Quando atingem um maior domínio de seus poderes, podem se transformar em raposas e desaparecer num piscar de olhos.

Obs:
Antes de mais nada você precisa saber algumas coisas:
1 - Que são build pré-prontas, você que da o toque final nelas.
2 - Não foi o que fiz e testei as builds.
3 - Para ter noção dos status é precisa saber disso.

Legendas:
F.atk – Ataque físico.
F.def – Defesa física.
M.atk – Ataque mágico.
M.def – Defesa mágica.
S.atk – Velocidade de ataque.
DD – MG (Mago)
DPS – Dano por segundo.
PVP – Player versus Player (Jogador contra Jogador).
AoE – Area of Effect (Área de Efeito - Significa que você e o seu grupo asseguram um local, e vocês matam mobs (Monstros ou Bichos "o que você achar melhor"), tanto quanto possível, ao redor da área específicada).
Grindar – Ficar matando mobs atrás de Gold (acho que não presciso explicar o que é GOLD né) e Drop (Itens que caem de mobs).
Rage – Histamina (seria aquela barrinha amarela que fica em baixo da Roxa - a do XP).
Hit – É sequencia de ataque.
Cast ou Casting – Tempo de invocação.
Hit & Run - Ataque e saia Correndo.
Pros: Vantagens.
Cons: Desvantagens.

Yaojing (Feiticeira - WF)
1 CON = Max HP +12
6STR = 4 DEF; +5 STR = DEF +1
1 INT = Max MP +12
1 DEX = Acerto +7, Esquiva +6

Bônus p/nv: Max HP +24, Max MP +24

Agora vamos as builds:

Raposa Mágica Full int:
STR + INT: suficiente para arma + armadura (mágica).
DEX: mínimo possível (5)
VIT: mínimo possível (5)
INT: Máximo

Prós:
Rei do PK com dano continuo. Você com as skill de veneno matam quase todas as classes (Exceto EA, e com dificuldade EP).
Bom MP, MP regen e M.atk. Altíssima m.def.
Sola muito bem (ótima build pra upar).
Faz muita grana.

Cons:
Tem muito pouco HP + baixa F.def.
Morre Fácil, morre com 1 hit de skill do arqueiro .

Skill:
Poison bug
Metal bug
Wood Expertise
Hidden in flower
Stone bug
Bug Sky
Thorn array
God/Evil: God


Raposa
Mágica:

STR + INT: o
necessário para arma + armadura (mágica).
DEX: 5

VIT/INT: 2/5

Prós:
Pode fazer anti-sudden death (HP charm não funciona).
Alto dmg.

Cons:
Não da tanto dano quanto a build full int.

Skill:
Poison bug
Metal bug
Wood Expertise
Hidden in flower
Stone bug
Bug Sky
Exchange
God/Evil: God


Raposa
Hibrida:

STR + DEX:
necessário para armadura (leve).
INT: 300
VIT: O
resto

Prós:
Bom F.atk e M.atk.
Alto acerto.
Pode todas as skill da raposa.
Muito útil na guerra.

Cons:
Pouco HP
Essa build usa a sorte para matar.

Skill:
Poison bug
Metal bug
Wood Expertise
Hidden in flower
Stone bug
Bug Sky
Thorn array
Exchange
Dispel
Fox strike
Combat Expertise
Magic fog atk
Magic motion-disabling Attack
Magic soul attack
God/Evil: Evil


Raposa Vit:
STR + DEX:
necessário para armadura (leve).
INT: 66 (
para usar a golden magic sword do lv22) .
VIT: Max

Prós:
Alto acerto, F.def.
Muito Hp
É um debuffer na guerra.

Cons:
Pouco F.atk.
Pet é seu dano principal.

Skill:
Hidden in flower
Thorn array
Exchange
Dispel
Fox strike
Combat Expertise
Magic fog atk
Magic motion-disabling Attack
Magic soul attack
God/Evil: God


Raposa Vit de Batalha:
DEX + STR:
necessário para armadura (pesada).
INT: 66 (
para usar a golden magic sword do lv22).
VIT: Max

Prós:
Alto F.def + F.atk
HP muito e é um debuffer na guerra.

Cons:
Pouco M.def, acerto e esquiva.

Skill:
Hidden in flower
Thorn array
Exchange
Dispel
Fox strike
Combat Expertise
Magic fog atk
Magic motion-disabling Attack
Magic soul attack
God/Evil: God

Builds de WB - Selvagem

Obs:
Antes de mais nada você precisa saber algumas coisas:
1 - Que são build pré-prontas,você que da o toque final nelas.
2 - Não foi o que fiz e testei as builds.
3 - Para ter noção dos status é precisa saber disso.

Legendas:
F.atk – Ataque físico.
F.def – Defesa física.
M.atk – Ataque mágico.
M.def – Defesa mágica.
S.atk – Velocidade de ataque.
DD – MG (Mago)
DPS – Dano por segundo.
PVP – Player versus Player (Jogador contra Jogador).
AoE – Area of Effect (Área de Efeito - Significa que você e o seu grupo asseguram um local, e vocês matam mobs (Monstros ou Bichos "o que você achar melhor"), tanto quanto possível, ao redor da área específicada).
Grindar – Ficar matando mobs atrás de Gold (acho que não presciso explicar o que é GOLD né) e Drop (Itens que caem de mobs).
Rage – Histamina (seria aquela barrinha amarela que fica em baixo da Roxa - a do XP).
Hit – É sequencia de ataque.
Cast ou Casting – Tempo de invocação.
Hit & Run - Ataque e saia Correndo.
Pros: Vantagens.
Cons: Desvantagens.

Yaoshou (Werebeast - WB)


Bônus por nível ganho: Max HP +34, MaxMP +14
1 con: Max HP + 17
4 str: def + 1; 6 str = 4 def
1 int = Max MP + 7
1 dex = Precisão + 8, Esquiva + 8


Build de Arma
A cada 10 pontos ou 2 níveis você ira colocar:
STR: 6 pts / CON: 3 pts / DEX: 1 pt.

Arma: Machado / Martelo.
Armadura: Armadura Pesada.

HP: Baixo, capacidade de Tanker mediana.
Critico/Evasão: Muito baixos quase nulos.

Forma: Por ser mais voltado ao ataque, se adapta melhor como Humanóide.

Prós:
Permitir usar as melhores armas earmaduras

Cons:
PoucoHP.


Build de Armadura
A cada 10 pontos ou 2 níveis você ira colocar:
STR: 5 pts / CON: 4 pts / DEX: 1 pt.

Arma: (Machado / Martelo) utiliza armas um pouco mais fracas (no nível: 100 usam armas nível 84).
Armadura: Armadura Pesada.

HP: Bom, capacidade de Tanker muito boa.
Critico/Evasão: Muito baixos quase nulos.

Forma: Bastante versátil se adapta bem tanto à skills do Tigre Branco quanto Humanóide.

Prós:
Muito versátil, pois engloba características de Tanker sem perder muito do seu ataque.

Cons:
Não tem um dmg tão alto como a build de arma.


Build de COM
A cada 10 pontos ou 2 níveis você ira colocar
STR: 4 pts / CON: 5 pts / DEX: 1 pt.

Arma: (Machado / Martelo) utiliza armas medianas (no nível:100 usam armas nível 67).
Armadura: (Armadura Pesada) utiliza Armaduras um pouco mais fracas (no nível: 100 usam armaduras nível 80).

HP: Ótimo, capacidade de Tanker “O Melhor”.
Critico/Evasão: Muito baixos quase nulos.

Forma: Por ser mais voltado à defesa, se adapta melhor a forma de Tigre Branco.

Prós:
Se você é daqueles jogadores que só andam em grupos, e adoram tankar chefões essa é uma boa Build, pois com os equipamentos certos e os Buffs no Max você pode ultrapassar facilmente os 14k de HP nos lvs 100+, sua defesa será muito boa também.

Cons:
Seu ataque vai ser uma vergonha você vai sempre precisar de um DD por perto.


Build de STR
A cada 10 pontos ou 2 níveis você ira colocar:
STR:7 pts / CON: 2 pts / DEX: 1 pt
ou STR: 8 pts / CON:1 pt / DEX: 1 pt.

Arma: Melhor Machado/Martelo.
Armadura: Melhor Armadura Pesada.

HP: Muito baixo, capacidade de Tanker nenhuma.
Critico/Evasão: Muito baixos quase nulos.

Forma: Por ser totalmente voltado ao ataque, se adapta melhor como Humanóide.

Prós:
Altíssimo ataque e um pouco mais de defesa física, assume características de um Damage Dealer(causador de Danos) build bastante arriscada e incomum, mas com as skills e o jogador certo quem sabe...

Cons:
Abre mão do HP.

Build de DEX
A cada 10 pontos ou 2 níveis você ira colocar:
STR: 6 pts / DEX: 4 pts ou STR: 6 pts / CON: 1 pt / DEX: 3 pts.

Arma: Melhor Machado/Martelo.
Armadura: Melhor Armadura Pesada ou Leve.

HP: Muito baixo, capacidade de Tanker nenhuma.
Critico/Evasão: Bons, mas inferiores a um WR (Warrior) com a mesma DEX.

Forma: Por ser totalmente voltado ao ataque, se adapta melhor como Humanóide.

Prós:
Essa build é pra quem é do contra pois parece um Warrior, anda como Warrior, cheira como Warrior mas não é Warrior, é um Bárbaro disfarçado.

Cons:
Abre mão da defesa em favor do Critico e da Evasão, única Build que pode usar armadura leve, resumindo é um Ornitorrinco, sinceramente eu não tentaria essa a não ser como projeto de ciências.

Mapa dos Mobs Perfect World

Aeh galera, PW esta quase saindo, e você não pode ficar de fora, tem que se preparar, pensando nisto estou fazendo varios tutoriais para o Perfect World, então fique atento aqui no Blog, pois encontrará tudo que precisa saber aqui.
Pra começar você tem que saber onde esta os mobs do jogo para aproveitar melhor seu tempo de caça, então aqui está um programinha que te mostra a localização dos monstros por level, show de bola.
http://pw.rob-soft.com/m1my.php

Ta dificil ainda, então vou te ajudar, abaixo um link com todos os monstros em Portugues.

http://www.pwbrasil.com/?page=databasemonstros#monstrotopo

Se não achou ainda o monstro que procura então é só comentar aqui que a gente ajuda

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ryzom





Introdução


Saga of Ryzom, ou também conhecido somente por Ryzom, produzido por uma pequena empresa francesa chamada Nevrax.

O jogo se passa num mundo exótico chamado Atys. Este mundo é bem diferente, pois é totalmente coberto por florestas, porém o mais incrível, é que um único organismo vivo, como uma árvore imensa com suas raízes, envolve o planeta. A superfície do mesmo é na verdade a superfície desta árvore, em suas muitas raizes e galhos que serpenteiam o planeta.


Quatro raças podem ser escolhidas pelos jogadores. Coletivamente se auto intitulam os hominkind (raças hominideas), são elas: Matis, Tryker, Fyros, e Zorai.


Matis Tryker Fyros Zorai

Uma coisa curiosa é a total ausencia de metal no planeta. Todas as armas, equipamentos e armaduras tem em sua aparencia e componentes, materia organica. Armaduras lembrando carapaças, armas parecidas com madeira, e até mesmo as magias, lembram coisas vivas.

Ao contrário do tradicional sistema onde voce escolhe classe ao criar o personagem, Ryzom tem um sistema bem aberto de Skills.





Ao criar o personagem o jogador escolhe tres skills de quatro: Fight, Magic, Craft (criação de itens), e Harvest (procura de recursos naturais).
Esta escolha meramente dita com que ferramentas voce começa, pois na verdade, durante a vida do personagem, vai poder treinar o que quizer.

Não existe um limite no sistema de skills. A qualquer momento voce pode treinar qualquer um dos quarto. Se estiver utilizando uma Arma, subirá skill de Fight, se lançar uma magia, sobe Magic, se criar um item, Craft, e se extrair recursos da natureza, Harvest.

Ao subir um skill, voce ganha um Level. A cada 50 niveis o sistema se subdivide, numa grande arvore de skills, como na figura abaixo:



Por exemplo, quando o jogador atinge o nivel 20 em Magic, o sistema se dubdivide em Offensive e Defensive. Daqui pra frente, se o jogador lançar uma magia de dano, vai ganhar experiencia de Offensive, se usar uma de Cura em um companheiro, sobe Defensive.
Na prática, uma boa dica é durante um combate, tentar usar um de cada: digamos, lançar uma magia de dano, e usar uma arma, ou entao uma magia de dano e cura, assim voce sobe pelo menos dois skills cada combate.
O sistema vai se especializando até o nivel máximo que é 250. Como voce vai se especializando, vai acabar vendo a necessidade, digamos, de usar uma espada de duas maos para subir Fighter/Two Handed, etc.
Entao voce pode estar se perguntando: mas se nao existe limite, e qualquer skill pode ser treinado, entao teoricamente eu posso ter 250 em tudo? SIM!
Mas existe uma forma elegante de nao tornar um jogador ultra poderoso: se digamos, voce estiver usando uma armadura de combate, e for usar magias, notara que as magias terao terriveis penalidades: vai demorar muito pra lançar magia, gasta muito "mana", e nao causa tanto dano.

Os pontos positivos que encontrei neste sistema:
  • Voce tem liberdade total para ir treinando um pouco de cada, e descobrir o que gosta, sem sofrer e ter que criar um novo personagem somente porque escolheu no inicio algo que nao gosta;
  • Voce nunca fica sem grupo, se tiver um pouco de cada skill: é muito comum estar num grupo, e alguem perguntar: "Quanto vc tem de Magia de Cura?" "Quando vc é bom com armas?", e assim, cada um vai trocando seus equipamentos até o grupo ter guerreiros, magos e "healers" apropriadamente.
É muito comum tambem você sempre carregar um grupo de armaduras para combate, e outro para magia, para poder trocar quando necessario.

Habilidades

Ao ganhar niveis, o jogador ganha pontos de Habilidades. Esses pontos sao usados em NPC Trainners, para ganhar novas habilidades, ou melhorar as já existentes.

Outra coisa muito interessante e diferente é este sistema de Habilidades.

As Habilidades no Ryzom são chamadas de "Stanzas", e podem ser quebrados em propriedades, tal como tipo de dano, tempo para executar, distancia maxima, quanto de energia despende, etc.

O mais legal é que o jogador pode editar, e até mesmo criar novas habilidades inteiramente, se quizer.

Por exemplo, digamos que tenho uma magia que causa dano de ácido, e quero criar uma que o tempo de execuçao seja mais rapido: dá para editar ou criar uma nova, digamos, onde eu sacrifico a distancia maxima, porem diminuo bastante o tempo de execucao. Esta nova magia vai ser otima para situacoes onde o inimigo esta muito perto, e eu vou lançar a mesma quase que como uma metralhadora! hehe


Craft e Harvest

Criaçao de itens é meramente combinar materia prima, encontrada de "Loot" de monstros, ou fazendo Harvest. Porém todo recurso tem uma série de propriedades, como durabilidade, flexibilidade, etc. Ao criar determinado item, deve-se escolher aqueles com as propriedades melhores para cada tipo de equipamento, pois vai determinar os "Stats" finais do item.







Para quem conhece o sistema de Craft do Star Wars Galaxies e gosta do mesmo, vai gostar com certeza deste. Lembra muito o sistema do SWG

Comercio
Quando voce encontra um NPC Mercador, tem por escolha vender imediatamente um item, ou coloca-lo a venda, por um preço que voce mesmo estipula, ficando ele la disponivel até que outro jogador compre. É simples e eficiente.

Casas, GuildHall
Jogadores podem alugar "apartamentos", porém até o momento deste review, não era possível mobiliar a casa, somente existe uma especie de banco dentro da casa, onde voce pode guardar itens.

O mesmo ocorre para GuildHall: sua guilda pode alugar um guildhall, onde possuem NPC Trainners, Vendedores, area para reuniao da guilda, e um banco para armazenar itens e dinheiro.

Banco e Armazenamento

Os jogadores podem comprar criaturas de carga, e montarias. Uma raça muito estranha, mixto de camelo com cavalo, chamado Mektub.
As bestas de carga podem carregar bastante peso, porem ambas as criaturas precisam sempre estar bem alimentadas, para que o jogador nao as perca.
Em cada cidade o jogador vai ter um banco diferente, portanto, se vc guardar algo no banco na cidade Fyros, nao vai acessar o mesmo em outra cidade!









Isso acaba criando situacoes interessantes, como por exemplo, caravanas, onde jogadores escoltam outros trazendo suas bestas de carga.

Comunidade
Aqui um dos pontos mais positivos que encontrei no jogo.
Durante os 3 meses que joguei não encontrei nenhum problema com outro jogador. Talvez pelo jogo ser pequeno (sao afinal somente tres servidores, porem a populacao nao é pequena)
Nunca tive problemas com outro jogador tentando sacanear, muito pelo contrario, na minha primeira semana, após sair da ilha Newbie, ja fui contactado por um membro de uma guilda, e convidado a participar.
Saibam tambem que Ryzom é um jogo muito dependente de comunidade: se voce gosta de jogar solando tudo, nao gosta de grupos, ou nao tem facilidade para se entrozar com os outros, nao vai gostar do Ryzom.
As cidades ficam longe umas das outras, o terreno é extremamente perigoso longe das mesmas, e é muito normal Guildas organizarem "Trekkings", ou trilhas, onde os mais fortes escoltam os novos, para que visitem as cidades.

A comunidade é bem madura, a faixa media de idade dos jogadores é uma das mais altas que encontrei num MMO. Na guilda que participei a maioria era maior de 30 anos, chegando a até mesmo 60, entre varios membros.
Com um nivel assim tao maduro, e um jogo tao pouco conhecido, voce se sente muito bem recebido, pois sempre alguem esta disposto a ajudar, e ensinar.

Mas existe um problema aqui: vai ser muito raro encontrar algum brasileiro. Quando joguei, fora alguns amigos que entraram no embalo e foram jogar comigo, nao encontrei nenhum brasileiro. Isso é por si só uma barreira imensa principalmente para quem nao fala ingles, ou que nao se sente bem onde nao tem muitos brasileiros com quem interagir.

O mundo de Atys

Ao entrar pela primeira vez no jogo, e explorar a "Ilha Newbie" por completo, voce acaba imaginando que este mundo é bem pequeno, mas é um engano.
Saindo da tal ilha, voce vai notar um mapa imenso. Participei de uma das Trilhas da guilda, e levamos em torno de 4 horas para dar a "volta ao mundo". Claro que leve em conta que tivemos contratempos.

Em cada cidade, e em alguns pontos de interesse, existem NPCs que o jogador pode comprar Tickets. Esses tickets podem ser utilizados, como uma magia de teleporte, para retornar aos mesmos.
Assim as guidas reunem o pessoal: visita-se esses locais e voce compra o ticket. Porém o jogador sempre tem que tomar o cuidado para comprar outro ticket, ao chegar, senao nao tera como voltar la depois facilmente.

Algumas das coisas que mais me impressionaram no jogo foi a geografia e ecologia.
Criaturas pacificas ao verem voce, por vezes se aproximam, cheiram vc, olham curiosos. É comum encontrar bandos andando juntos, e ate mesmo predadores atacando suas presas, e NPCs caçadores, etc.

Outra coisa muito interessante são as estações: inverno, verao, primavera, outono, podem alterar drasticamente os graficos, e até mesmo quais criaturas aparecem num local. No verao por exemplo, uma cidade pode estar toda verde e coberta de vegetacao, quando no inverno uma camada de neve esta cobrindo tudo, e as arvores estao desfolhadas ou congeladas. Muito interessante, e gostaria de ver esse nivel de detalhe em outros MMOs.








(Duas estações, mesma região)


Eventos, Quests, etc

Um ponto negativo é a quase nao existencia de Quests: é quase tudo livre, vc vai caçar numa regiao, etc. Esta ausencia de quests vai perturbar quem esta mais acostumado a NPCs darem uma meta ou objetivo para o jogador.
Realmente, como disse, o jogo é totalmente ligado a comunidadem, e muitas vezes a diversao é criada pelos proprios jogadores, criando grupos de exploracao, caça, ou festas.

Não existem "Boss", Loot famoso, itens raros, e coisas do genero.

Está porem em desenvolvimento uma expansao muito interessante. Já devem ter notado que em mais de um ponto o pessoal da empresa desenvolvedora é muito criativo ne?
A expansao intitulada Ryzom Ring, ou R2, vai trazer uma ferramenta muito avançada e detalhada onde qualquer jogador vai poder criar áreas, dungeons, casas, etc, e outros vao poder acessar

É a primeira vez que um MMO da a possibilidade para que um jogador crie conteudo.
Se alguem aqui ja jogou Neverwinter Nights, este jogo tem uma ferramenta onde jogadores podem criar "Modulos", e outros podem jogar em multiplayer ou solo. E quem ja jogou alguns desses modulos sabe como a comunidade tem muita gente de talento, e muitas vezes os modulos acabam sendo tao profissionais, que superam até o que normalmente voce teria que comprar numa loja.

O futuro do jogo realmente está apostando nessa ferramenta, onde pode-se criar ate mesmo scripts, onde NPCs conversam, andam ate algum local, começam guerras etc.

Um ponto muito positivo para o jogo e para a empresa são os Eventos criados por GM. Quase toda a semana pelo menos um evento ocorre.

Geralmente sao imensos, participei de um onde os Kitin planejavam uma invasao numa cidade, as historias sao interessantes, e NPCs controlados pelos GMs interagem com o pessoal, etc.

Como sao tres servidores, a empresa acaba investindo bem nesse tipo de conteudo.

PVP
Existe um sistema consensual, onde guildas podem se inscrever no PVP, participando de uma das duas facções existentes no jogo.
As facções são a raça alien Karavan (que estão interessados em extrair os recursos naturais do planeta), e os Kamis (uma raça que protege a natureza)
Guildas PVP podem competir para dominar Outposts, e com isso dominar os recursos mais valiosos do planeta, porém nao tive oportunidade ainda de testar, pois a guilda com a qual joguei nao era de PVP

Requisitos de Sistema
Achei Ryzom razoavelmente leve

Oficialmente o sistema minimo necessario é um Pentium III com 512 RAM e uma Geforce2 com 64Mb
O Sistema recomendado de Pentium 4 2Ghz, com 512Ram e Geforce 4 com 128 Ram

Considerações finais

Pontos positivos
  • Sistema de Árvores de skill muito legal, liberdade total aqui.
  • Graficos bonitos, um mundo bem exotico
  • Comunidade excelente, porém em ingles.
  • Eventos quase toda a semana

Pontos negativos
  • Falta de variedade de conteudo, porém isso pode ser drasticamente melhorado com o Ryzom Ring, sem data para lançamento.
  • "Grind" infinito: como o sistema de skills se subdivide a cada 50 levels, existe sempre algo a subir de nivel. Se vc é daqueles que quer chegar no nivel maximo e "terminar", nao vai gostar.
  • Nao existem quests, ou itens unicos
  • Ausencia total de brasileiros: realmente uma pena.
  • Dificuldade para jogar sozinho: se voce nao for muito bom em algo, digamos Fighter 250, nao vai nem conseguir viajar sozinho. Grupo é quase um pre requisito mais pra frente

Trial e preço do jogo

Existe um Trial, por tempo ilimitado, onde a restrição é não poder sair da ilha newbie, porém da para se testar o sistema do jogo.
Você pode baixar o trial no Site Oficial: http://www.ryzom.com/

Existe uma taxa mensal de 12 dolares.

ArchLord


Archlord é um MMORPG coreano que teve seu lançamento no mercado norte-americano e europeu no dia 03/08/2006. Ele segue o mesmo estilo do Lineage 2, com gráficos semelhantes, quests no mesmo estilo e jogabilidade um pouco mais customizada.

O jogo se passa no continente de Chantra, em um mundo de fantasia medieval com elfas, humanos, orcs, dragões, etc.


O jogador pode escolher entre 3 raças: Humano, moon elf ou orc e 8 classes de personagem. Uma curiosidade é a ausência de uma classe healer. Mas esta ausência se deve ao fato de existirem abundantes poções de vida no jogo e um sistema de auto-heal (o jogador determina um ponto na sua barra de vida e, assim que a vida passar abaixo deste ponto, ele automaticamente bebe uma poção). Este sistema facilita a vida do jogador, mas não impede que o personagem morra em diversas situações.

Cada raça de personagem começa em um ponto diferente no mapa, então, nos primeiros levels não há muita interação entre as raças. Isso começa a mudar a partir do level 20, que é quando os jogadores começam a cumprir quests em regiões mais centrais no mapa.

Neste momento começa também a ter as richas entre jogadores e guildas e começam as “guild wars” e o PVP (Não há free PVP com personagens abaixo do level 15).

No jogo há um rank de guildas. A pontuação no rank é dada pelo level dos integrantes e a média de vitórias/derrotas da guilda durante os guild wars.



O Objetivo final de um jogador é se tornar um Archlord. Para isso é necessário que a guilda dele tome um castelo durante o castle siege. Ao se tornar archlord ele passa a ter acesso a uma série de benefícios como uma montaria alada e equipamentos especiais.

O sistema de montaria do jogo também é interessante, por que uma vez montado, o jogador pode utilizar de armas especí ficas para montaria.

O sistema de itens é uma mistura do velho sistema de itens com bônus mais poções que sobem o nível do itens até +10 mais pedras que podem ser “socketadas” nos slots dos itens que passa a dar poderes especiais.

Estas pedras podem também serem refinadas para ganharem mais potência.

Os efeitos especiais são bons, com magias variadas e liberdade para se customizar o “build” do seu personagem.

O Jogo também possui um sistema de créditos aonde o jogador pode gastar créditos para ganhar bônus no jogo, como orbes de ressurreição, +20% de XP por um certo tempo, etc..

Basicamente este é um jogo interessante, nada revolucionário, mas com uma boa interatividade entre as pessoas e o ambiente. A Inteligência artificial dos monstros é muito ruim, mas cumpre a sua função. O jogo também está sendo vendido no Brasil, o que é uma vantagem interessante.

O jogo ainda possui bugs que devem ser solucionados em breve (segundo os desenvolvedores). A movimentação é “point and click”, no mesmo esquema de Lineage 2 (por algum motivo este sistema é o preferido entre os orientais), o que, na minha opinião causa certo desconforto, mas nada que atrapalhe a diversão. Os desenvolvedores, em entrevista ao mmorpg.com, disseram estar desenvolvendo uma interface “ocidental” com movimentação com as teclas “WSAD”.

Como a maioria dos jogos orientais, os gráficos são bons, acima da média do mercado e pede poucos recursos do computador para rodar.

O jogo está sendo publicado no ocidente pela Codemasters, a desenvolvedora é a NHN Games

Mais informações sobre o jogo podem ser encontrados no site oficial

terça-feira, 6 de maio de 2008

Videos de Jogos - Parte I

Pra quem não está jogando nenhum MMO porque está indeciso, ai alguns videos pra deixar você com mais duvidas.


Cabal Online



Age Of Conan



Dofus



Mabinogi



Rose Online



The Duel



Mu Online



WOW



Guild Wars NightFall

gwnightfall_logo

Leia aqui o nosso review de Nightfall, a terceira e mais recente Campanha lançada de Guildwars, jogo aclamado por jogadores e sites especializados.

Nightfall

Guildwars Nightfal, lançado dia 27 de Outubro, é a terceira campanha do jogo. Porque campanha e não expansão? A resposta é simples. Guildwars já é um jogo diferente de outros MMOs por não cobrar mensalidades (você compra o cdkey, cria seu login, e joga a vontade dai pra frente), e cada uma das posteriores campanhas podem ser compradas e jogadas separadamente, sem a necessidade de se comprar a anterior.

Antes de continuar o review, vou esclarecer melhor esta questão, pergunta muito comum sobre o jogo.

Você pode começar comprando qualquer uma das três campanhas (Prophecies, Factions e Nightfall), e comprar as outras conforme desejar.

Pode então decidir entre anexar o cdkey de outra campanha no seu login já existente, liberando assim acesso ao continente da campanha respectiva, para seus personagens, ou então criar uma conta totalmente separada, porém entao cada conta somente acessará o conteúdo respectivo.

Inicialmente uma conta de Guildwars tem 4 slots para criação de personagens, adicionando uma segunda campanha você libera mais 2 slots (slots extras podem ser adquiridos separadamente, na loja online da NCSoft).

Particularmente acho mais vantagem anexar as campanhas todas no mesmo login, é o que a maioria das pessoas faz.

Bem já fugi do assunto principal, vamos retornar ao Review.

Nightfall (vou abreviar para NF daqui pra frente) segue ainda o mesmo conceito principal de Guildwars: a interface é a mesma, mesmo jogo, porém adiciona algumas características novas, tal como Heroes, que irei explicar melhor mais pra frente.

História

A história se passa na região sul do continente principal de Tyria, Elona, sendo este o mesmo nome de um dos deuses do jogo. O tema principal na geografia, vestimentas e cultura é o africano, onde encontramosflorestas densas, e também savanas e desertos.

Você começa o jogo como um soldado raso dos Sunspears, exército de elite protetor desta civilização. Conforme o enredo do jogo se desenrola, a trama principal vai sendo apresentada: uma líder enlouquecida chamada Varesh, está tentando despertar e invocar no mundo um antigo e esquecido Deus, chamado Abaddon. Este deus teria sido banido pelos outros, e a profecia diz que seu retorno traria o Nightfall ao mundo, e seria o início do apocalipse.

A história de NF faz referencias a Prophecies e Factions, e também fecha e completa a história desses.


gw233mini

Hero System

Apesar do prospecto sombrio para o futuro, você não está sozinho. Conforme diz uma das frases de combate dos Sunspears: "Você nunca está lutando sozinho", uma das novidades principais desta campanha são os Heroes.

Quem já jogou Guildwars conhece os Henchmen. NPCs que ficam em cidades e que você pode escolher para participar de seu grupo. Normalmente esses NPCs são bem mais fracos que um jogador normal, e os Heroes lembram muito eles.

gw205mini Ao contrário no entanto dos Henchmen, Heroes não ficam nas cidades. Conforme você vai progredindo na história, e completando quests no jogo, vai liberando acesso a cada um desses Heroes.

Você pode então coloca-los em seu grupo (sempre no máximo 3 heroes por jogador).

Os Heroes ao contrário de Henchmen, ganham level, pontos de atributos, assim como jogadores, e você pode ainda equipa-los e trocar suas skills, inclusive montando "Builds" de skills para eles, como faria com seu personagem. Isso por si só já os tornaria muito poderosos, porém tem mais.

Na janela de Radar agora existem controles, onde você pode controlar o movimento individual ou o grupo todo de Heroes, ordenando que eles fiquem posicionados em algum ponto do mapa. Isso traz novas vantagens táticas.

gw207mini

Além disso, voce pode visualizar uma pequena janela de status de cada Heroe, onde pode forçar o mesmo a usar um skill, ou mudar sua atitute para "agressivo, defensivo, ou pacifista", além de poder ordenar que um Hero ataque somente um alvo, mesmo que você mude o seu.

Na prática, sao NPCs poderosos, que independente da região onde você está, estarão sempre no mesmo nível. Isso torna muito mais fácil completar Missions, ficar "farmando" numa região, ou explorar o mapa.

Na prática, se voce e um amigo não estão encontrando mais jogadores para seu grupo, podem cada um ter 3 Heroes, completando um grupo de 8 muito poderoso.

Para aqueles que já possuem Prophecies e/ou Factions, existe um quest em Lion's Arch, e Kaineng Center (Prop, e Fact, respectivamente), onde voce pode adquirir um Hero!

Outro fator interessante é que voce pode utilizar os Heroes nas campanhas anteriores.

Gráficos e Design

Em matéria de gráfico, a qualidade mantém o nível que já vimos em Prophecies e Factions. Gráficos de alta qualidade, porém que não pesam no sistema do seu PC.

Dá pra notar também que o estilo das áreas do jogo lembram muito o de Prophecies, e isso não é por coincidência.

Após o desenvolvimento de Prophecies, o Guildwars original, a equipe foi dividida em duas: uma se encarregou de criar "Factions" (a segunda campanha), e a outra já começou os preparativos para o NF (esta última campanha)

Ao contrário de Factions, a maior parte do jogo é em ambiente externo, um alívio para quem se sentia oprimido pela cidade "favela" de Factions.

O mapa é bem grande também. O jogo começa numa ilha, onde o gráfico predominante é o de florestas densas e algumas ruínas, porém logo saímos dela, para o continente principal, com ambientes de savanas, florestas e alguns oasis.

Outro ponto positivo é o conteúdo: quando estiver saindo da ilha para o continente, com seu personagem, o mesmo já deverá estar no nível 15 ou 17, portanto 80% do mapa é para nível 20 (o nível máximo do jogo), algo muito bom, pois é conteúdo PvE para o resto da vida de seu personagem, ao contrário de outras campanhas, onde a maior parte do mapa era nível baixo, e assim, perdia a graça voltar para lá.

Som

Novamente composto por Jeremy Soule que foi o mesmo que fez a trilha sonora das duas ultimas campanhas. Este cara é realmente bom, as músicas são ótimas, sem tornarem-se chatas ao ouvir repetidamente. A título de curiosidade, ele também trabalhou em outros jogos, tal como Oblivion, pelo qual recebeu um Premio de melhor musica para jogos.

Missions e Quests

No quesito Quests e Missions existem algumas diferenças também. Algumas quests do jogo para serem completadas necessitam que você complete outras. Por exemplo, numa delas, voce está encarregado de preparar o exército, mas para completar, precisa interrogar suspeitos, salvar prisioneiros de guerra, e assim por diante.

Existem também quests marcadas como "Difficulty: Master". Essas quests tem uma dificuldade um pouco maior que o normal, e geralmente vai precisar que você tenha um bom grupo de jogadores para completar.

Alguns quests também tem como pre-requisito que você atinja um determinado Rank no exército dos Sunspears. Voce adquire pontos para subir de Rank completando quests, porém tenho outra dica: toda área explorável do jogo, do lado de cada "Ressurection Shrine" você ira encontrar um NPC. Conversando com o mesmo, vai notar que ele te dá um bonus para matar um tipo determinado de criatura: este bonus é duplo XP, e uma certa quantidade de pontos para subir o Rank.

Cidades onde existem Missions: ao invés de iniciar a Mission clicando em "Mission" na tela de Grupo, agora você geralmente começa a mesma conversando com um NPC. Quando uma cidade tem uma Mission, o NPC principal vai ter um ícone diferente sob sua cabeça.

Relacionado ainda a Missions, Ao contrário das duas campanhas anteriores, NF te dá uma maior liberdade de movimentos: você pode explorar praticamente boa parte do mapa, sem precisar fazer as Missions. Em Prophecies por exemplo, enquanto você não terminasse determinada Mission, não conseguia acessar certa parte do mapa. Ainda existe alguma restrição, mas é muito pouca.

É outro ponto positivo para o jogo, pois te dá uma sensação maior de estar andando num mundo virtual, e não num jogo online com "fases".

Os vídeos cinematics tem uma pequena melhoria também. Agora os NPCs movimentam suas bocas ao falar. Parece algo bobo, mas dá uma melhorada boa nos diálogos.

Os Inimigos

Uma das coisas que mais me irritava em Factions foi a variedade pequena de monstos e inimigos. Fiquei cansado rápido com aquelas pessoas deformadas.

O NF tem alguns montros muito interessantes. Existem vários tipos de monstros insetos, e monstros plantas! Esses últimos se movimentam como outros monstros, mas sua vida evoluiu das plantas.

Achei a criatividade muito grande dos designers.

Ainda existem jacarés, dragoes, e uma varierade muito grande de bandidos e outros NPCs.

Neste ponto também NF supera as duas ultimas campanhas

As novas profissões

NF taz duas novas profissões: Paragon e Dervish

gw212mini Paragon é uma profissão focalizada em bonus para o grupo e que utiliza como arma principal a lança. Eles tem magias que fazem com que membros do grupo ganhem HP quando atacam, por exemplo, ou causam dano por queimadura a cada ataque, e assim por diante.

Na prática são uma mistura de Healer, Ranger. É uma ótima profissão, e uma boa dica para ser a profissão secundária de um Monk, por exemplo. Uma skill que achei legal ao ser executada, faz com que o Paragon flutue no ar, e asas de anjo apareçam em suas costas.

Dervish é uma profissão melee, onde utiliza principalmente foices. Eles tem bastante magias de ataque de área, e lembram muito os Warriors, e por isso mesmo devem agradar quem curte Warrior. Algo também bonito é uma das Skills Elite dos Dervishes, onde eles se transformam em um dos deuses temporariamente.

Comunidade

Aqui um dos que sempre foi o maior ponto positivo do jogo: existe uma comunidade muito legal de jogadores de Guildwars no Brasil, e se voce por exemplo, entrar em uma das Guildas que faz parte da aliança, poderá se comunicar com todos eles, e planejar aventuras juntos.

Melhorias gerais

Junto com o lançamento de NF também temos melhorias que afetam não somente quem compra esta campanha, mas que beneficia todos os jogadores das outras também:

Foi melhorado consideravelmente a Inteligencia Artificial de todos os NPCs (monstros, henchmen e heroes).

Por exemplo, se um NPC Monk, Elementalist, ou outro tipo de caster começa a apanhar de um jogador "Melee" (ex: Warrior), ele vai tentar se afastar, e outro NPC "melee" vai tentar ajudar ele.

Se alguem lança uma Magia de Área, como Meteor Shower, os NPCs não ficam mais parados como bobos, tomando dano. Eles vão desviar. É muito legal ver isso pois torna o combate mais interessante e o desafio divertido.

O Sistema de "Salvage" também melhorou. Antigamente, se voce queria remover o "bonus" de uma arma, para colocar em outra, usava o advanced salvage kit, e tinha uma certa chance de remover o bonus, ou a materia prima.

Agora mudou. Ao utilizar o Adv Salvage Kit, um menu é apresentado com todos os bonus existentes na arma (ex.: no caso de Arcos, aparece a Corda, Arco, e a Materia Prima). Voce pode escolher qual quer dar "Salvage". Depois disso existe ainda 50% de changes do ítem não ser destruido, e voce pode repetir o processo. Com sorte voce pode retirar tudo do item! Muitos especulam que este novo sistema vai causar uma redução drástica nos preços de equipamentos do jogo, eu pessoalmente torço por isso.

Outra interface que foi melhorada é o minimapa (que voce abre pressioando U)

Agora no minimapa ícones para os NPCs Collectors, Ressurection Shrines, e alguns outros pontos de interesse aparecem.

gw221mini A interface para tingir armaduras também foi melhorada. Ao usar um "Dye" para tingir, voce agora tem uma janela onde pode pré-visualizar como o ítem vai ficar, antes de gastar o Dye.

Salvar/Carregar Builds

Agora você pode salvar configurações de personagens e Heroes. Acabou aquela tristeza, de toda vez que queria mudar o seu Necro de Blood para Minion Master!


Palavras finais

Se voce não curtia Guildwars, infelizmente não acho que vá gostar, pois muito pouco mudou, fora as novidades que eu já falei, porém se voce curte, vai adorar esta nova campanha, onde não encontrei pontos negativos dignos de nota.

Estou jogando desde o dia 27 de Outubro todos os dias, realmente gostei desta última campanha (eu nao completei a Factions, praticamente joguei pela metade).

Se você ainda não comprou Guildwars e vai começar, comece por esta. Se já tem uma campanha e quer comprar sua segunda, compre esta também :)

Age of Conan

Age of Conan

O jogo multijogador online bastante antecipado da Funcom e da Eidos, “Age of Conan: Hyborian Adventures”, foi premiado com o prestigiante prémio “Best Online Game of the Show” na Convenção de Jogos em Leipzig, Alemanha. A feira é uma das maiores convenções de jogos do mundo e indiscutivelmente a maior na Europa, com todos os principais próximos títulos de jogos representados.

O prémio foi ganho em competição com jogos online de todos os géneros e de todas as plataformas e foi entregue por um júri constituído pela imprensa da indústria de jogos e pela imprensa dominante.

A Funcom e a Eidos estão também muito orgulhosas por terem ganho o prémio OMEGA para o “Melhor Jogo Online”, entregue por uma associação alemã de revistas de jogos online constituída pelos mais importantes meios de comunicação de jogos na Alemanha; incluindo dois dos maiores websites de jogos. Outros nomeados para este prémio incluíam: “Warhammer Online”, “Hellgate: London” e “Unreal Tournament 3”.

“Esta é uma grande honra para todos os que trabalham no “Age of Conan”, afirmou o Director Geral da Funcom, Trond Arne Aas. “Estes prémios demonstram que os nossos esforços em grande escala estão a ser compensados e que o público, a imprensa e a indústria estão a reconhecer as qualidades muito fortes do jogo.”

“A guerra de cerco e as batalhas jogador-contra-jogador são algumas das características mais antecipadas no “Age of Conan”, afirma Gaute Godager, Director do jogo. “Reconhecemos a enorme importância que a Convenção de Jogos tem na indústria e essa é a razão por que a escolhemos como o anfiteatro para exibir estas características pela primeira vez, permitindo aos jogadores jogar no modo jogador-versus-jogador pela primeira vez.”

“Age of Conan” é constantemente mencionado como um dos mais esperados jogos de PC em desenvolvimento. Recebeu inúmeras capas de revista e prémios, incluindo prémios “Best MMO of E3” da IGN, GameSpot, GameSpy e Yahoo. “Age of Conan” é um título-chave nos Jogos da Microsoft para o Windows, assim como um título de revelação do DirectX10 para a nVidia. O jogo encontra-se actualmente em versão Beta geral e tu podes inscrever-te em http://www.ageofconan.com/


XMMO De gamer para gamer.