quinta-feira, 28 de maio de 2009

Blade and Soul - o que esperar ?





Blade & Soul, da produtora NCSoft - a mesma de Lineage II, Aion, Tablua Rasa (RIP) e Guild Wars - é um dos mais aguardados MMOs do ano de 2009. No entanto, desde seu anúncio, em julho de 2008, pouco mais foi levado a público sobre o game e poucos acreditam que ele seja colocado em beta ainda neste ano. O lançamento oficial está previsto para 2010, sem confirmação ainda de um servidor global.

Mas o que faz de Blade & Soul um MMO tão antecipado? Como não há muitos fatos reais sobre o jogo até aqui, o que resta, em grande parte, é especular. Vamos então aos fatos - e algumas ‘deduções’ a partir deles.

Conceito
O jogo vai se basear fortemente em elementos de artes marciais orientais e unir a eles temas relacionados aos cavaleiros da Idade Média (chivalry). Parece mais do mesmo, eu sei. Até aqui, podemos ver um pouco desse mix no vídeo de apresentação, e aí já vemos um pouco do resultado dessa mistura. Como isso vai entrar na história, ainda não se sabe ao certo.

História
Falando em história, a promessa é que ela irá sendo desenvolvida com o andamento do jogo. Ou seja, irá progredindo de acordo com o sucesso do game. Deu-se a entender que haverá um final, provavelmente a história poderá ser segmentada em episódios/expansões. Lendas e elementos culturais orientais povoarão o mundo de Blade & Soul, e não apenas chineses, coreanos e japoneses - russos, mongóis e cambojanos também. A história é contada através da evolução da personagem.

Raças
Duas raças foram oficialmente anunciadas, mas há a uma terceira, meio humano, meio raposa (animorfos?), que é mostrada com mais detalhes no segundo vídeo. As raças ‘oficiais’ são Gon, maiores, mais fortes e que usam luvas (mais parecem socos-ingleses), e Jin, a que usam espadas e têm algum toque de magia.

Quests
São elas que darão o andamento da história. Ao focar o game no desenvolvimento do personagem, percebe-se que as escolhas em quests serão importantes (como nos bons RPGs? Hum, acho que é esperar demais). Isso leva a imaginar que uma grande parte das quests será solo, mas os desenvolvedores apontaram que haverá quests destinadas a grupos.

PvP
O PvP é um show a parte e deverá ser importante para o desenrolar da história dos personagens. Não vale a pena falar muita coisa, assista o vídeo

Arte
O Diretor de Arte de Blade & Soul é o aclamado e talentoso Hyung-Tae Kim, que ficou famoso por suas belas, delicadas, sensuais e desproporcionais heroínas de Magna Carta e War of Genesis. A arte de Kim traz a Blade & Soul um surrealismo sexy e poderoso aos personagens. Tão sexy que algumas personagens foram, por ordem dos produtores, removidas por terem pouca roupa. As blood elves de WoW saem da sala.

Gráficos
Finalizando, os gráficos, ah, os gráficos… Até aqui, praticamente tudo o que se espera de Blade & Soul tem origem no que se pôde ver no vídeo de apresentação do game. E que baita vídeo. O game utiliza a Unreal 3 Engine, um framework de desenvolvimento que dá suporte a funcionalidades gráficas altamente elaboradas, principalmente na física. Além da beleza, o que se vê são gráficos com movimentos e luzes delicados e complexos. As gotas de chuva, os espirros de sangue (preto?!), a poeira e os rastros de magia das armas mostram um pouco dessa qualidade e complexidade.

Já se fala em lançar o game para PS3, mas a NCSoft afirma de que isso é apenas uma possibilidade e que nada ainda foi desenvolvido neste sentido. Ainda assim, Blade & Soul e Aion parecem já terem sido criados com um olho nos mercados de consoles.

E você, já tem alguma opinião sobre Blade & Soul?

Vídeo

Nenhum comentário:


XMMO De gamer para gamer.